A revolta dos militares venezuelanos e o fortalecimento da resistência contra a ditadura de Maduro

A revolta dos militares venezuelanos e o fortalecimento da resistência contra a ditadura de Maduro
Capitão Caguaripano

 

O forte da 41ª divisão blindada onde teria ocorrido a revolta  que o governo bolivariano alegava que havia sufocado pode gerar  uma revolta generalizada no exército venezuelano, como é o pretendido pelos militares envolvidos .

A princípio pareceu que era uma revolta do comando do Forte Paramacay . As informações que chegaram depois mostram que não é o comando do forte, mas um grupo de militares liderados pelo capitão Caguaripano Scott . Este grupo de militares  fez  uma ação específica neste forte, porque nele estava armazenado muito armamento pesado e de ponta. Agora, de posse dessas armas, eles esperam ajudar o povo venezuelano na luta contra o ditador Nicolás Maduro.

O próprio capitão Caguaripano tem publicado mensagens dizendo que não são militares rebeldes, não são golpistas porque aquelas armas pertencem ao exército venezuelano que deve usadas em defesa do povo e não que sejam entregues às gangues paramilitares de Nicolás Maduro, os chamados Coletivos.

O governo venezuelano, desde Hugo Chávez , se aproximou muito da Rússia e  da China. Comprava desses países equipamento bélico : fuzis ak-47 ,caças de última geração e embarcações , etc.

O capitão Caguaripano estava no exílio desde 2014 . Ele retorna agora à Venezuela para liderar militares da ativa e da reserva que se recusam a obedecer às ordens de Maduro , para a partir daí  organizar uma resistência civil e também militar contra a ditadura.

Porém, como o  desarmamento da população foi praticado na Venezuela ( e levado ao pé da letra pior do que no Brasil ), a população em geral está desarmada. Por outro lado, Maduro deu um fuzil a cada um de seus milicianos três anos após desarmar todos os venezuelanos do bem . Daí a razão da ação no Forte Paramacay .

O capitão Caguaripano  espera que haja um efeito contaminador e catalisador de focos de descontentamento nas forças do exército venezuelano pra que essa resistência cresça e possa agir de forma eficaz.



Posts Relacionados

Deixe um comentário

error: Content is protected !!