Blogueiro será responsabilizado criminalmente por brincadeira envolvendo a ministra Maria do Rosário

Essa peça de ficção foi levado à sério por todos que a leram. Estranho ?!

Essa peça de ficção foi levado a sério por todos que a leram. Estranho ?!

 

Reinaldo Azevedo , da Veja , e Tai Nalon , da Folha de S.Paulo ,  publicaram hoje (16/10)  artigos sobre a balbúrdia provocada por um pequeno blog de humor, o ‘Joselito Müller – jornalismo destemido ‘, especializado em paródias noticiosas . O post  Maria do Rosário se comove ao ver vídeo de assaltante sendo baleado ecoou descontroladamente  até chegar à própria ministra Maria do Rosário, que pediu  à Policia Federal que investigue e responzabilize o blogueiro por ato criminoso. Veja a Nota Pública Oficial da ministra clicando aqui .

A polêmica com o post do Joselito surgiu porque rapidamente muitos blogs plagiaram o artigo , republicando-o como notícia autêntica. Isso repercutiu no Facebook ,rendendo compartilhamentos tsunamícos de imagens montadas aludindo ao assunto . Nas fanpages, novos textos embasados na falsa notícia foram criados e propagados com fúria por usuários aguerridos.  Tudo isso junto e misturado em apenas um dia (15/10/2013). A peça de humor do Joselito tornou-se assim um exemplo de como nasce um hoax.

O erro não foi do Joselito, que avisa no site que tudo lá é zuação e não deve ser levado a sério.  Mas a falta de hábito de checar a veracidade da notícia  e/ou o afã de veicular um furo causou , no segundo ato , uma série de contratempos ,desmentidos e justificativas por parte dos açodados , preocupados, tardiamente , com a credibilidade de seus sites e fanpages. Algumas emendas sairam pior que o soneto, como se pode ver na imagem abaixo :

 

Não é mais fácil dizer :"Erramos, pois não checamos a veracidade antes de publicar" ?

Não é mais fácil dizer  “Erramos, pois não checamos a veracidade antes de publicar” ?

 

Depois  do controverso post que , além da dor de cabeça com a Polícia Federal , lhe rendeu mais de 4600 comentários ( uau ! ), o Joselito publicou o post ” Blogueiro que inventou boato sobre Maria Rosário é internado em hospício”.

Clique aqui para ler o artigo do Reinaldo Azevedo

Clique aqui para ler o artigo da Folha



Máquina de cartão de crédito com as melhoras taxas do mercado

Posts Relacionados

Deixe um comentário