Boato da bala envenenada com chumbinho – com novo texto –

 

Boato da bala envenenada com chumbinho

 

Recebi hoje um alerta via WhatsApp e como sempre faço nesses casos verifiquei se não se tratava de mais um hoax. E era.

A falsa notícia, que também circula no Facebook, já está registrada em vários blogs que se dedicam a policiar a rede contra os boatos, que em alguns casos podem terminar em verdadeiras tragédias. Quem não se lembra no caso do linchamento de uma inocente ocorrido em 2014 ?

 

Boato da bala envenenada com chumbinho

 

A falsa notícia que recebi hoje fala sobre balinhas envenenadas com chumbinho que estariam sendo distribuídas para crianças pelos idiotas da vez, os que entraram no tal Jogo Baleia Azul. Como eu já disse acima, o boato já está muito bem documentado nos sites especializados em hoax. Entretanto, notei através desses sites que o texto original que acompanhava a foto no topo deste meu artigo, e que compunha então o boato em si, foi mudado na versão que chegou até mim. Este portanto é o motivo maior deste post : Que ao ser indexado pelo Google, sirva como complemento ao alerta dado pelos sites que se dedicam ao assunto.

 

A mensagem original na íntegra

“Boa tarde aqui é Tia Simone da perua. Minha monitora Yasmin ao pegar as  crianças na escola no bairro Jardim Santa Gentrudes em Jundiaí  notou que uma das crianças pegou uma bala e disse que tinha ganhado e ao ganhar o menino disse que a bala era especial. Como esta acontecendo esse negócio de baleia azul é realmente verdade. Minha monitora  desconfiou do “presente” e pegou a bala , abriu a bala  e  jogou na água e quando ela pegou a bala inchou pois estava cheio de chumbinho. Essas são  as foto que ela tirou oriente as crianças a não aceitar bala de ninguém , nem mesmo conhecido. Principalmente em escolas e redondezas.”

 

A mensagem que recebi

“Presente de uma criança para outra criança desconfiados abriram e era chumbinho . Alerte suas crianças a não aceitar nada de ninguém.
Artes do tal Baleia Azul . Dizem.”

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *