11/04/2020 — O Deputado Estadual Douglas Garcia denunciou em seu perfil no Twitter em 10/04/2020:
“O CREMESP(*) hoje fez uma denúncia gravíssima contra o Governo de SP e contra a Secretaria de Saúde de SP que gerou uma sindicância sobre os gestores do institutos Adolfo Lutz, INSTITUTO RESPONSAVEL POR QUASE TODOS OS TESTES DE CORONAVÍRUS DO PAÍS.
Ocorre que: o CREMESP apurou, desde fevereiro, que aproximadamente existem cerca de 20 mil testes parados e acondicionados de maneira irregular, causando um provável estrago DE TODOS ESSES TESTES que representam o mesmo número de confirmados até agora.
Pois na geladeira que ficavam, só poderiam permanecer por 72h. Após a denúncia no Min. Público, o Governo Dória abriu a compra (sem licitação) de refrigeradores. Tarde demais: não conseguimos saber sequer se os testes confirmados estavam “bons” ou se também estavam estragados, considerando as informações, e com isso, graças a irresponsabilidade do Governo de SP, o Brasil está no escuro, não teremos como saber se a quarentena foi eficiente ou não (pelo menos na minha concepção, não)… Isso é gravíssimo, um crime contra a saúde pública!
O instituto Butanta também está responsável por alguns testes e também há atrasos, estão comprometidas também? Exigimos uma fiscalização neste outro instituto!”
(*) Conselho Regional de Medicina do estado de São Paulo
LINK PARA O DOCUMENTO EMITIDO PELO CREMESP
LINK PARA O THREAD/DENÚNCIA DO DEP. DOUGLAS GARCIA