O mistério da hashtag #MoroOrgulhoBrasileiro desaparecida

Hoje, dia 10 de maio de 2017 , testemunhei um fenômeno aparentemente inexplicável no Twitter. Entrei na rede social por volta das 9h (da manhã). As coisas por lá já estavam bem agitadas. A hashtag #MoroOrgulhoBrasileiro já estava em primeiro lugar no trending topics, em apoio ao juiz Sérgio Moro por ocasião do depoimento do ex-presidente Lula por decorrência legal da Operação Lava Jato. Acompanhei o Twitter e a permanência da hashtag incólume no topo do ranking. Dei uma paradinha de 15 minutos cravados no relógio para o almoço. Quando voltei ao Twitter um pouco depois das 14h, a hashtag #MoroOrgulhoBrasileiro  havia sumido. Não descido para o segundo ou terceiro lugar, mas simplesmente sumido do trending topics. É algo , no mínimo , suspeitíssimo.

Talvez você leitor(a) não ache nada de mais. O misterioso e súbito desaparecimento exatamente no mesmo horário marcado para o início do depoimento do notório chefão dos dois maiores esquemas de corrupção do Brasil é pura coincidência e eu sou um neurótico com mania de perseguição que enxerga complôs por todos os lados ? Talvez.  Mas não fui o único que achou muito suspeita a ocorrência. Veja , por exemplo , o tweet abaixo :
 

O tweet acima serve de evidência daquilo que eu afirmei no primeiro parágrafo deste post : A hashtag estava lá  e depois sumiu. Portanto não sou maluco e não tive um devaneio. A coisa realmente aconteceu. Outras pessoas também testemunharam isso. É fato.

O mistério supracitado no título deste artigo consiste em saber como isto pôde acontecer ? Talvez alguma falha no algoritmo do Twitter ?!

Uma busca rápida no Google nos fornece uma outra possível explicação : Censura.

 

 

Quem teria censurado a hashtag #MoroOrgulhoBrasileiro ?

Fiamma Zarife , a diretora-geral do Twitter no Brasil , nos dá uma pista para solucionar o mistério. Veja abaixo um tweet da toda poderosa do Twitter brazuca :
 

O mistério da hashtag #MoroOrgulhoBrasileiro desaparecida

 

Como você pode ver , a Gerente Geral do Twitter no Brasil, postou  uma “linda mensagem”, segundo ela, do ditador Nicolás Maduro, opressor do povo venezuelano, para o ex-presidente Lula.  O mimo foi postado em 04 de março de 2016, mesmo dia em que Lula foi levado coercitivamente para depor  a investigadores da Lava Jato em São Paulo.

Ou seja, Fiamma Zarife , que já trabalhou na Petrobras e na Oi , que têm tudo a ver com esquemas petistas, simpatiza com o Sr. Luiz Inácio Lula da Silva .

Para ver o tweet no próprio perfil da Fiamma, CLIQUE AQUI .

 

Tendo já exposto o que eu tinha a informar, te convido a uma reflexão : Qual seria a resposta mais provável para a solução do enigma ?  Erro no algoritmo ou censura  ?

De um jeito ou outro, o caso é grave e coloca o Twitter  na berlinda e sob suspeita.

 

 

Deixe um comentário