Imagem encontrada na rede

Povo mal educado ? Concordo com o Lula, mas …



Imagem encontrada na rede
Imagem encontrada na rede

Por Flávia Borges

Concordo com o Lula. Educação não se aprende na escola…aprende em casa. e o que se pratica em casa é um reflexo do nosso convívio social. Educação se aprende com exemplos; valores morais e éticos são repassados, cotidianamente, através da sociedade em que vivemos.

E quais são os valores repassados pela sociedade? São valores bem questionáveis, onde não é preciso estudar para se dar bem na vida (vide palavras do próprio ex presidente). Onde os fins justificam os meios. Onde é mais fácil criar cotas para empurrar o problema para frente que corrigir o sistema educacional na base, qualificando professores e alunos. Onde para se ter índices para apresentar, a regra é passar todos os alunos, mesmo que estes sejam analfabetos funcionais. Onde a palavra “mérito” virou ofensa de morte. Onde é mais fácil importar médicos ‘fidelizados” que valorizar e corrigir as imensas falhas sociais do nosso próprio sistema de saúde. Onde se enterra a cabeça na areia e pratica-se o exercício do auto-engano cotidiano (“entregamos tudo que prometemos, os estádios estão prontos, bla, bla, bla”), onde se incita uma luta de classes sociais simplesmente para se safar de responsabilidades. Onde a culpa é sempre do OUTRO!

Realmente, que comportamento pode ter um povo que vê, cotidianamente, políticos mentirosos e corrupção generalizada? Que comportamento pode ter um povo que não acredita na justiça, única instituição que poderia ter realmente alguma ação efetiva em mudanças futuras, mas que é utilizada e manipulada em proveito próprio por seus governantes? Que comportamento pode ter um povo que se acostumou com a máxima de que “todos são iguais perante a lei, mas alguns são mais iguais que os outros”?

O que aconteceu no estádio foi comportamento de um povo mal educado, grosseiro, sem esperança ou fé em absolutamente nada. Foi um comportamento de um povo que foi doutrinado para acreditar em salvadores da pátria, em promessas vazias e em milagres instantâneos e não sabe o que fazer quando descobre que foi ludibriado. E o comportamento de um povo que vê políticos mudarem de discurso a todo o momento com a maior cara limpa, políticos que não honram suas palavras ou seus atos.

E digo mais, o que aconteceu no estádio foi reflexo de uma sociedade preparada cuidadosamente para ser alienada, imatura, dependente e birrenta e que começa a se rebelar (sem causas) contra seus “pais” permissivos, frouxos, irresponsáveis e inconsequentes. Ou seja, uma sociedade que reflete fielmente o comportamento de seus governantes e que se encontra completamente perdida e abandonada. Sem mais…

 

Texto original aqui –  Dica da Chirleides Meireles 



Posts Relacionados

Deixe um comentário

error: Content is protected !!