Arte / Jair Soares

Raúl Castro estava hospedado na Granja do Torto, em segredo !



Raúl Castro até despacha na Granja do Torto

Arte / Jair Soares
Arte / Jair Soares

Os boatos começaram no início da manhã de ontem e logo se confirmaram: sim, o presidente de Cuba, Raúl Castro, estava hospedado na Granja do Torto. Em Brasília para o encontro da Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) com o presidente da China Xi Jinping, Castro foi o único dos chefes de Estado a receber a deferência de se hospedar na casa de campo da Presidência brasileira.

O fato estava sendo tratado como segredo de Estado pelo governo brasileiro e confirmado por duas fontes do governo antes de o Palácio do Planalto confirmá-lo oficialmente. “O presidente de Cuba, Raúl Castro, solicitou à Presidência da República a hospedagem na Granja do Torto e o pedido foi atendido”, informou o Planalto.

À noite, a própria presidente Dilma Rousseff comentou o fato, tratando-o como “uma questão de civilidade”. E justificou dizendo que o governo cubano já ofereceu ao governo brasileiro casas em Cuba, que foram aceitas. “Se alguém tem preconceito com Cuba, não misture esse preconceito com relações diplomáticas”, afirmou Dilma.

 

DISTINÇÃO

O ditador cubano recebeu Maduro na casa de campo da Presidência
O ditador cubano recebeu Maduro na casa de campo da Presidência

 

Pela manhã, Raúl Castro recebeu na Granja do Torto o colega venezuelano Nicolás Maduro. “É uma distinção inexplicável e injustificável”, criticou o líder da bancada do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA). O tucano lembrou que o presidente cubano, em eventual dificuldade de encontrar hospedagem em Brasília, poderia optar pela Embaixada de seu país.

O PSDB vai encaminhar requerimento ao Ministério de Relações Exteriores questionando os custos e a falta de transparência do governo brasileiro. O tucano quer saber se, além da hospedagem, o governo brasileiro teve outros gastos, como transporte do presidente cubano e sua comitiva, além dos motivos pelos quais a estada de Castro foi mantida em sigilo pelo Planalto. Outro requerimento será apresentado na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados para que o ministro Luiz Alberto Figueiredo esclareça o alinhamento entre Brasil e “países de regimes ditatoriais”. “Depois que deu dinheiro para construção de um porto (de Mariel), supriu o caixa do governo cubano com o Mais Médicos, o Palácio do Planalto oferece agora mais um mimo especial.”

Em nota divulgada à imprensa a assessoria da Presidência disse que é “praxe” disponibilizar hospedagem aos chefes de Estado em visita ao país, no entanto, não informou se já ofereceu a residência oficial a algum outro presidente.

(FONTE)

 



Posts Relacionados

Deixe um comentário

error: Content is protected !!