Sobre o BB

O Blogueiros do Brasil, BB , como acabou sendo chamado por muitos de seus membros , foi criada e é mantida por blogueiros. Ela não tem fins lucrativos. A sua finalidade é proporcionar um espaço para que os blogueiros se encontrem, façam amizade, encontrem parceiros para troca de links e banner’s e divulguem os seus posts de maneira cooperativa, fácil e descomplicada. No início contava com muitas ferramentas encontradas em redes sociais, inclusive Fóruns de Discussão, onde os blogueiros mais experientes podiam ajudar os novatos.

O grupo surgiu em 06 de Janeiro de 2010. Nessa época foi utilizada a plataforma Ning e a nossa URL era a http://blogueirosdobrasil.ning.com/ . Porém, em 04 de maio do mesmo ano, os controladores do Ning confirmaram que os rumores que corriam na blogosfera tinham fundamento; a administração da plataforma passaria a cobrar pelo seu uso, O Ning não seria mais gratuito.

No mesmo dia da oficialização do que foi chamado de “Cilada do Ning”, foi criado um fórum de discussões pedindo sugestões aos membros do BB. O saldo final das discussões foi a conclusão de que a plataforma Ning não era mais confiável, de que não valeria mais a pena investir tempo em uma plataforma que muda as regras no meio do jogo. O Ning estava mal financeiramente e o risco de, mais cedo ou mais tarde , o barco afundar com todos os membros dentro dele , era grande. Foi sugerido que o Blogueiros do Brasil deveria partir para uma hospedagem própria, assegurando , assim , o futuro e a propriedade de todos os arquivos gerados. Foi assim que o Blogueiros do Brasil, uma nova ferramenta em prol da blogosfera , entrou na sua segunda fase.

Registramos o domínio próprio http://www.blogueirosdobrasil.com/ e criamos um novo site. Ele era um misto de hospedagem paga e gratuita. O Portal usava a plataforma Blogger e a Comunidade utilizava a plataforma open source Elgg instalada em hospedagem paga.

No decorrer do ano de 2011 o Google, proprietária da plataforma Blogger, encetou uma tendência despotista na sua administração, deletando arbitrariamente blogs e os perfis dos blogueiros. Pressagiando a iminência de tempos negros na web , que a cada dia assemelha-se mais e mais com um feudo onde os vassalos são submissos ao senhor feudal Google, comecei a refletir acerca da insegurança de manter o Portal hospedado no Blogger.

No dia 22/07/2011 ocorreu uma tragédia que catapultou o BB à terceira fase. A UOL, famigerada empresa de hospedagem de sites,perdeu todos os dados da nossa rede social, inclusive o cadastro de todos os membros. Após 18 meses, com cerca de 800 afiliados, todo o trabalho havia sido cruelmente destruido pela palermice de algum débil mental nas instalações da UOL. Saiba de mais detalhes clicando aqui.

Tal qual os sobreviventes do tsunami do Japão, imediatamente comecei a reconstrução. Iniciei com a criação de um novo Portal, substituindo a plataforma Blogger pela WordPress, instalada em provedores pagos e com um novo domínio , o http://omelhordos.blogueirosdobrasil.com/ . O novo site foi oficialmente inaugurado em 08/08/2011.

9 comentários sobre “Sobre o BB

  1. Já temos os nossos dados cadastrais ajustados para que possamos nos comunicar e interagir com mais qualidade, espero que a plataforma WordPress não venha também a sacanear os nossos amigos e afiliados de o melhor dos Blogueiros do Brasil.
    Estamos a postos, abraço lucidreira

  2. Olá Mestre Tiozão, Parabéns pelo novo site, aproveito para manifestar meus “pêsames” pelo fraco desempenho e desserviço prestado pela turma do UOL com a sua cooperativa de blogueiros, no mais é desejar boa sorte pela sua, nossa volta, e como diz o dito popular, “na volta ninguém se perde”, vida que segue… abçs

  3. Achei sua história perfeita e a proposta, melhor ainda!
    Pode contar com o Blog da Madame Livro, inclusive para postar artigos pertinentes aos escritores de blogs.
    Tião, foi um prazer ler esse texto! Obrigada, 🙂

  4. Olá Tiozão, obrigada pela visita ao meu blog e pela força da publicação dos textos no BB, aliás quero prabenizá-lo pela nova página do BB, está muito linda! Paz e Luz!

  5. Opa Tiozão!! Adoro a forma como vocês trabalham e divulgam nossos links…tudo muito bem organizado e “culto”…(entendeu, ne?) – Agradeço o carinho e atenção ao meu blog, tão novinho mas que já conta com uma grande parceria!!! O que precisa já sabe… Grita!!!!! Que estamos aqui ^^ Sucessos sempre – Blog Mode Féminie

  6. Tiozão:
    Não tenho palavras para expressar minha gratidão, não por mim, mas pelo serviço que você está prestando aos leitores. afinal, ajudar a expandir consciências não é pra qualquer um, não é? rsrs
    Muitíssimo obrigada.
    abraços

  7. Olá B do B Tiozão, o nosso problema não com o provedor, é um vírus que a GVT detectou e nos avisou através de contacto telefônico, estamos trabalhando para que tudo se resolva imediatamente.
    Abraço

Deixe uma resposta